Prato para um: como adaptar receitas para porções menores sem problemas

Quem mora sozinho já passou por esta situação complicada: fazer uma receita maravilhosa, mas que rende de quatro a seis porções -e passar a semana inteira comendo a mesma coisa…

Congelar parte do prato é uma opção para resolver a questão do desperdício e da “reprise” no menu, que desanima qualquer um. Mas também é possível resolver o dilema direto na hora do preparo, reduzindo o número de porções da receita.

E é aí que começam os problemas: é fácil concluir que, quando a receita pede uma xícara de um ingrediente, dá para colocar apenas meia xícara -mas e quando a quantidade pedida é algo como 2/3 de xícara? O tempo de forno também precisa ser reduzido? E quando a receita pede apenas um ovo, como se corta pela metade?

Veja abaixo algumas conversões úteis na hora de diminuir o tamanho das porções e nunca mais desperdiçar comida boa.

 

Pela metade: como reduzir porções de uma receita

 Getty Images
comida_01

 

Medidas em xícaras

OK, reduzir de uma xícara para meia xícara é fácil – mas quando a receita pede 1/3 xícara? Daí é só apelar para a conversão: em medidas padronizadas, uma xícara equivale a 16 colheres de sopa. Daí, 1/3 xícara equivale, em peso, a 2 colheres de sopa e duas colheres de chá, enquanto 1/4 xícara é igual a 2 colheres de sopa do ingrediente. 3/4 de xícara equivalem a 6 colheres de sopa.

 

Reprodução/Chemistry on Your Table

comida_02

Metade de um ovo

É uma das dúvidas mais comuns na hora de refazer uma receita: o que fazer quando a lista de ingredientes pede itens como ovos em números ímpares? Tem um jeito de fazer a divisão: quebre os ovos em uma jarra medidora, misture bem e utilize metade do conteúdo (é possível acondicionar o restante do ingrediente no freezer ou na geladeira).

 

Getty Images

comida_03

Trocando de formas

No caso de receitas que precisam de formas (como bolos, pães e pratos gratinados), além do tamanho, preocupe-se com a profundidade do recipiente. Se as instruções pedem que a massa ocupe metade da forma, por exemplo, encontre um recipiente que comporte a quantidade menor da receita da maneira correta, para não desandar na hora de assar.

 

Getty Images

comida_04

Tempo de forno

Um erro clássico de quem divide a receita pela metade: achar que o tempo de forno também é para ser cortado ao meio. O fato é que nem sempre isso é necessário. O ideal é começar a monitorar o prato a partir da metade do tempo recomendado pela receita, verificando a cada dez minutos se é preciso deixar mais um pouco assando.

Dany Lederman
Fonte: Portal UOL
25/11/15

Anúncios
Published in: on 25 de novembro de 2015 at 10:39  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://danyledermanculinaria.wordpress.com/2015/11/25/prato-para-um-como-adaptar-receitas-para-porcoes-menores-sem-problemas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: